Cidades

Campanha reforça enfrentamento ao tráfico de pessoas

No Estado, a campanha é organizada pela Sejusp e tem como parceria com a Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm). O evento vem acontecendo há três anos consecutivos no Amapá.


O enfrentamento ao tráfico de pessoas ganha destaque, esta semana no Amapá, com a mobilização nacional contra o comércio de seres humanos. Na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aconteceu a solenidade de abertura oficial da campanha, mobilizada pelo Ministério da Justiça (MJ).

No Estado, a campanha é organizada pela Sejusp e tem como parceria com a Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (Sepm). O evento vem acontecendo há três anos consecutivos no Amapá.

IMG_8992Para o secretário de Segurança Pública, Gastão Calandrini, a campanha deve encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas. “Temos que dar uma grande visibilidade, não só essa semana, mas o ano todo. Nosso objetivo principal que é divulgar, conscientizar e trazer novos parceiros como sociedade civil e as organizações não governamentais” disse Calandrini.

O Governo do Amapá aderiu ao programa do Governo Federal criando o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) dentro da estrutura da Sejusp.

Segundo a representante do NEPT, Geise Júca, o núcleo existe há 4 anos e buscar prevenir e reprimir o tráfico de pessoas, seja para fins de exploração sexual, trabalho escravo ou tráfico internacional para remoção de órgãos humanos.

“Nosso objetivo é fazer o acolhimento das vítimas, encaminhando para a rede de atendimento. Dependendo do caso, a vítima é encaminhada para o pronto socorro, hospital da criança, ou pode receber ajuda para retornar para o seu Estado de origem.” ressalta Geise.

IMG_8991Para denunciar casos de tráfico de pessoas disque 100 ou liguei 96- 99190-0026 (whatsapp) ou 96-2101-8340


Deixe seu comentário


Publicidade