Cidades

Secretário de governo diz que Festa de São Tiago é “união de esforços”

O secretário adjunto de Cidades, José Carlos Carvalho, fez uma breve avaliação da realização da Festa de São Tiago 2016.


Representando o governador Waldez Góes, Carvalho classificou a organização da festividade como “uma união de esforços conjuntos”.
“O resultado final da festa é fruto de um esforço conjunto, do poder público e da comunidade local. Desde o início, desde as primeiras reuniões, o governador Waldez pediu máxima atenção, já que se trata de uma das maiores manifestações culturais do Amapá. O Governo do Amapá, mais uma vez, esteve presente de forma intensa durante toda a programação”, discursou o secretário.
O governador Waldez Góes participou da programação da Festa de São Tiago, mas não ficou até o fim porque precisou viajar a Brasília. O presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, Elton Jacarandá Barreto, também aproveitou para destacar a importância do Governo do Estado para a concretização de mais uma festividade.
“O governo, este ano, foi essencial para que a festa pudesse acontecer. Mesmo com todas as dificuldades que o Amapá e o Brasil enfrentam, tivemos o apoio significativo, a garantia de grande parte da estrutura para a realização da festa. A comunidade e a associação se sentem agradecidas”, disse Elton.
O Governo do Estado atuou em várias áreas para a realização da festividade. Desde a logística para a travessia no Rio Matapi até a capacitação das pessoas que trabalharam na Vila de Mazagão Velho. Houve reforço nos serviços de saúde, segurança pública, fomento ao empreendedorismo, com qualificação e entrega de cheques aos empreendedores, e ornamentação do local da festa.
A festa
Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.
A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão. A programação ainda segue na quarta e quinta-feira, 27 e 28, com a festa dedicada às crianças.

Deixe seu comentário


Publicidade