Cidades

Venda de distribuidoras da Eletrobras deve ocorrer a partir de 2017

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, afirmou em Brasília nesta quarta-feira, 27 de julho, que espera realizar o processo de venda das seis distribuidoras da Eletrobras nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Piauí e Alagoas entre o segundo e o quarto trimestre ao ano que vem.


“O cronograma não está consolidado”, afirmou o executivo em entrevista após tomar posse no Ministério de Minas e Energia.

Ferreira Jr disse que o valor das empresas ainda vai ser apurado e que agora,  operando sem as limitações de caixa, não tem dúvida de que o desempenho delas deve melhorar. Ele garantiu que recursos vão ser aportados de forma prudente nas empresas e descartou qualquer aumento extraordinário de tarifas no período em que  elas estiverem sob administração temporária da Eletrobras. “Elas terão reajustes ordinários e, só de ter isso, as perspectivas já melhoram.”

Para Wilson Ferreira, serão necessários de seis a 12 meses para que que se possa ter uma resposta melhor em relação à situação das empresas. Ele demonstrou otimismo em relação ao eventual interesse de grupos privados que atuam no segmento de distribuição, como a CPFL, a Neoenergia e a Equatorial, estas últimas com atuação no Nordeste.

A decisão da Eletrobras de não renovar as concessões das distribuidoras federalizadas do Norte e do Nordeste foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária na última sexta-feira, dia 22. As empresas continuarão a ser operadas em caráter precário para estatal, que terá até 31 dezembro de 2017 para transferir o controle societário.


Deixe seu comentário


Publicidade