Heraldo Almeida

Começou o Sesc Amapá Amazônia das Artes


Com a presença de 10 grupos de vários estados brasileiros, o Circuito traz ao Amapá apresentações de dança, teatro e música. Desde ontem, 8, o Sesc – AP realiza a 9ª edição do circuito Sesc Amazônia das Artes.

O Sesc Amazônia das Artes é um programa desenvolvido para a circulação e intercâmbio das artes, que desconstrói a ideia de que não é possível fazer arte fora dos grandes eixos. Trazendo trabalhos com potência criativa, inquietações e provocações de artistas de 10 estados brasileiros, que geograficamente e politicamente estão identificados como Amazônia Legal. Ao mesmo tempo em que as questões naturais os aproximam, os interesses estéticos se mostram diversos e intensos.

Fazem parte deste programa as administrações regionais do Sesc nos estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, e o Tocantins, com o apoio técnico e financeiro do Departamento Nacional do Sesc. Juntos já potencializaram o trabalho de mais de 570 artistas, que se conectaram e conheceram públicos diversos.

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura, que pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos, mas se desafia também a criar laços, fortalecer a criação artística, dar visibilidade para as potencialidades estéticas que aparecem “do lado de cá” do país, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como o custo amazônico (custos onerosos de produção, devido as grandes distâncias) e a escassez de políticas públicas para a cultura. As apresentações seguem de 8 a 18 de agosto, no Salão de Eventos na unidade Sesc Araxá. A entrada é franca, com classificação etária variada de acordo com a apresentação ou espetáculo, a partir das 19h. (Comunicação Sesc – AP).

Instrumental
Na quarta 10, tem show do grupo “Marreco’s Land Instrumental” no Bar O Barril, na esquina da Av: Procópio Rola com a Rua Hamilton Silva – Centro, 22h.
Alan Gomes (baixo), Jeffrei Redig (teclados), Hian Moreira (bateria), Fabinho Costa (guitarra), Neto (sopro).

Destaque
Jovem cantor e compositor amapaense, João Amorim, vem se destacando com seu estilo musical moderno e valorizador da cultura tucuju.
Merece o destaque e o registro da coluna.

Exposição
“Momentos” é o nome da exposição coletiva que está acontecendo na Galeria de Artes Trokkal, na Praça Veiga Cabral, das 16h às 21h. Até o dia 19 de agosto.
Artistas: Ronaldo Picanço, Sebastian Campos, Jeriel, Miguel Arcanjo, Célio Souza, M. Silva, Grimualdo, Derlon Santana, Márcia Braga, Ecinildo e Marconi.

Tenda Cultural
Na sexta, 12, será a vez da cantora Brenda Melo soltar a voz na Tenda Cultural do Rod’s Bar, no Complexo Marlindo Serrano (Araxá), às 10 da noite.
Osmar Júnior e Zé Miguel abriram a temporada, ontem (5).
Toda sexta tem.

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.

“Quaquarela”
Ministério da Cultura e Petrobras estão apresentando pelas capitais brasileiras o espetáculo teatral e oficinas “Quaquarela”.
Em Macapá o espetáculo será exibido no Teatro das Bacabeiras e na Fortaleza de São José, de 16 a 19 de agosto, a partir das 14h.

Artesão
Amigo Pedro Bolão está confeccionando e comercializando miniaturas de caixa de Marabaixo e tambor de Batuque.
Na Maloca da Tia Chiquinha, no Curiaú. Vá lá.