Heraldo Almeida

Banda de Tocantins lança seu primeiro álbum


O duo “Anavitória” acaba de assinar contrato com a gravadora Universal Music. Duas jovens meninas de Tocantins (MT) com diferentes personalidades, timbres vocais, cabelos e alturas. Juntas, ficam ainda melhores! As garotas uniram seus nomes (Ana e Vitória) e batizaram sua estreia artística de uma forma inusitada. “Anavitória” traz talentos e energias diversas, unindo o pop autoral de raízes múltiplas e beleza singular.

O primeiro lançamento pela Universal Music será o álbum“Anavitória”, que chega às lojas e plataformas digitais dia 19 de agosto, junto com o single “Agora Eu Quero Ir”. O novo trabalho, que une pop, folk, música sertaneja e MPB, classificado por elas mesmas como um estilo “Pop Rural”, é produzido pelo cantor e compositor Tiago Lorc, que faz uma participação especial na faixa “Trevo”.
O álbum foi todo criado no sistema de crowfunding, no qual os fãs custeiam a produção. A dupla lançará em breve o clipe de “Agora Eu Quero Ir”, com direção de Rafael Kent. E, em setembro, as meninas já começam a turnê pelo Brasil, passando por diversos estados, começando por Salvador (BA), dia 02/09 no Teatro Jorge Amado.

Com menos de um ano de carreira, “Anavitória” (Ana, 20 anos, e Vitória, 21) já é destaque nas principais redes sociais, além de somar 10 milhões de visualizações no YouTube apenas com vídeos caseiros e mais de 4 milhões de streamings do EP de estreia com 4 faixas. Conheça mais e ouça as canções de “Anavitória” aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/AVpr.

Incentivo
Ministério Público – AP lançou, na sexta, 12, em sua sede no Araxá, o projeto “Contos da Samaúma: ouvindo os ancestrais”. Uma ação lúdica de contação de histórias e poesias ao ar livre.
Além de membros e servidores do MP, alunos e professores da Escola Estadual Princesa Isabel, participaram do evento.
O objetivo é trabalhar a dinamização da Praça Samaúma por meio de atividades de incentivo à leitura, tanto para colaboradores do órgão quanto para a população das redondezas do bairro Araxá e público em geral.

Agenda
Na sexta, 19, será a vez do cantor e compositor Nivito Guedes, subir no palco da Tenda Cultural do Rod’ Bar (Araxá) às 22h.

Show
Contagem regressiva para o show de Fafá de Belém e Padre Fábio de Melo, dia 29 de setembro, no Ceta Ecotel, 21h.

Exposição
“Momentos” é o nome da exposição coletiva que está acontecendo na Galeria de Artes Trokkal, na Praça Veiga Cabral, das 16h às 21h. Até o dia 19 de agosto.
Artistas: Ronaldo Picanço, Sebastian Campos, Jeriel, Miguel Arcanjo, Célio Souza, M. Silva, Grimualdo, Derlon Santana, Márcia Braga, Ecinildo e Marconi.

Valorização
A cultura amapaense estará presente 100% nas escolas municipais de Macapá, valorizando a maior identidade cultural amapaense que é o Marabaixo.
Além do Marabaixo o Batuque, também passa a ter papel de destaque no ensino-aprendizagem.
Os professores da rede participaram de capacitação para transmitir às crianças a historicidade dessas manifestações, de forma lúdica e prazerosa.
A Escola Josafá Aires será o primeiro polo da capacitação, que abrangerá professores de outras 11 unidades de ensino, totalizando cerca de 200 educadores por oficina. (Rita Torrinha).

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.