Geral

Brasileiros criam carro que roda mais de 300 km com apenas 1 litro de etanol

Todo mundo sabe que o preço dos combustíveis no Brasil não é nada amigável com o consumidor.


Agora, imagine precisar de apenas de 1 litro de etanol (que custa em média R$ 2) para rodar mais de 300 km com um carro? É exatamente isso que um grupo de brasileiros está conseguindo fazer.

carroA inovação foi desenvolvida por estudantes paranaenses e chegou a ser testado já nos Estados Unidos em 2015. O veículo supereconômico é capaz de percorrer até 316 km com apenas um litro. Para efeito de comparação, essa é a distância aproximada entre as cidades de Ribeirão Preto e São Paulo. E não para por aí. A meta é que o veículo possa rodar por 400 km.

Para conseguir essa autonomia, os pesquisadores analisaram que os veículos precisariam passar por algumas modificações, inclusive estéticas. Segundo a análise, a redução do atrito do carro com o ar e o solo, a aerodinâmica e o uso de materiais que deixam o carro mais automóvel mais leve, como fibra de carbono, foram essenciais para atingir os resultados.

Por essa razão, o veículo é completamente diferente dos modelos existentes atualmente. Com formato cilíndrico, ele se chama Popygua e tem design que lembra uma espiga de milho. Ele também é incrivelmente baixo, como pode ser visto na imagem a seguir.

Já em termos de potência, o veículo precisa rodar na velocidade mínima de 30 km/h para conseguir economizar o combustível.

Para quem quiser vê-lo de perto, ele será uma das atrações da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), que começa nesta terça-feira (23), em Sertãozinho (SP), e segue até o dia 26.

fonte: Olhar Digital


Deixe seu comentário


Publicidade