Heraldo Almeida

Poeta e cantador Eliakin Rufino


Nascido em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em 27 de maio de 1956. Faz shows de música e poesia falada, com banda ou no formato voz e violão. Muitas são as atividades que desenvolve, entre elas está a de escrever, que considera uma das preferidas. Escreve textos curtos, gosta de texto conciso, da audácia, da síntese, de dizer com o mínimo de meios.

Eliakin Rufino começou sua carreira artística nos anos de 1980 e tem seu primeiro livro publicado em 1984, Pássaros Ariscos. Nesse mesmo ano com forte influência do Modernismo e do Tropicalismo, junto com os amigos Zeca Preto e Neuber Uchoa, criou o Movimento Roraimeira, que por quase duas décadas referenciou e revelou artistas nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e na música, contribuindo para a construção da identidade cultural de vozes e feições para o povo de Roraima, calcado, sobretudo, nos el ementos da cultura e da paisagem natural existente na região.

Tem vários livros publicados, entre eles: Pássaros Ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de Poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995), Poesia para ler na cama (1997), Poeta de Água Doce (1999). Tem também poemas publicados em antologias e sites de poesia nacionais e internacionais.

Além de escritor, ele é musico, cantor, compositor, filósofo, produtor cultural e jornalista.

Exposição
Até 30 de novembro, os corredores da Biblioteca Nacional (RJ), se transformarão em um gabinete de curiosidade.
Parte do acervo de obras raras está à mostra na exposição “Gabinete de Obras Máximas e Singulares”.
Com 507 peças originais, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h30 às 14h. (www.cultura.gov.br).

Agenda
Essa é pra quem curte a boa música instrumental. Na quarta, 24, tem show com o quinteto “Marreco’s Land”.
No bar “O Barril”, partir das 21h, na esquina da Av: Procópio Rola com a Rua Hamilton Silva – Centro.

Show
Na sexta, 26, tem show de Nilson Chaves no Bar Vitruviano, na Av: Machado de Assis, entre as Ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Centro.

Festival
CD do Festival de Música da Juventude da Amazônia faz parte de um projeto que envolve estudantes que moral na área rural do Amapá.
Com linguagem amazônica as músicas falam do cotidiano dessas pessoas. A realização do projeto é da Unifap.

Louvação
Cantora Fafá de Belém e Padre Fábio de Melo fazem show em Macapá, no Ceta Ecotel.
Dia 29 de setembro às 21h.

Jazz 
Dias 20, 21 e 22 de outubro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá)), vai acontecer a 8ª edição do Amapá Jazz Festival. 

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Tenda
Na sexta, 26, tem show com a “Banda Negro de Nós”, na Tenda Cultural do Rod’s Bar (Araxá), às 22h.