Cidades

No terminal, a Setrap também monitora as empresas de ônibus

Em 43 deles foram encontrados focos e imediatamente tratados com larvicida.


O bairro Perpétuo Socorro recebeu na sexta-feira, 26, o “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, promovido pela Sala de Situação Estadual, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Quase 3 mil imóveis foram visitados na ação, que envolveu mais de 300 agentes voluntários.

Agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, agentes de endemias de Macapá, funcionários da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Amapá estiveram empenhados na missão de fazer uma varredura no bairro e identificar focos do mosquito. O vetor é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. Ao todo foram visitados 2.653 imóveis. Em 43 deles foram encontrados focos e imediatamente tratados com larvicida.

A população reagiu de forma positiva. Os moradores apoiaram a ideia de enfrentamento ao mosquito, como foi o caso da dona e casa Roberta Mendonça, de 31 anos. “Esse tipo de ação é essencial para prevenir a dengue, zika e a chikungunya. Além do que, eles orientam as pessoas de como devem cuidar de seus quintais. Aqui perto de casa, os vizinhos são atuantes e não descuidam. Não ouvimos falar de casos aqui na rua”, disse.

Os agentes foram divididos em grupos para cobrir as 10 zonas pré-estabelecidas no plano de operação desenvolvido pela Sala de Situação Estadual. Toda ação ocorreu sem nenhuma gravidade, conforme explicou o tenente Carlos Freitas, da Defesa Civil do Amapá. “Identificamos que existem muitos terrenos abandonados aqui no bairro, e as pessoas acabam fazendo desses locais lixeiras viciadas. Isso é preocupante, pois faz com que o índice de infestação apresente alta. Nas visitas, orientamos a população quanto aos cuidados que deve ter com os quintais, com o acúmulo e o acondicionamento correto do lixo”, explicou.

Esse tipo de ação vem acontecendo o ano inteiro e tem por objetivo orientar a população sobre a importância da participação no controle do mosquito.

Para o mosquito não nascer
A Sala Estadual de Situação reforça que, para evitar o nascimento do mosquito, são necessários apenas 10 minutos por semana. Esse é o tempo gasto para que cada um realize uma inspeção em sua residência e remova possíveis focos do mosquito. Garrafas, copos, caixa d’água, calhas, todos esses lugares precisam ser vistoriados, tampados e limpos para que a fêmea do Aedes aegypti não encontre lugar para colocar os ovos.


Deixe seu comentário


Publicidade