Política

Promotora Andréa Guedes de Medeiros diz que a política eleitoral do Amapá é provinciana

Andréa Guedes de Medeiros disse que a política amapaense é provinciana porque ainda há casos de votos comprados, favorecimentos a candidatos e até mesmo a inclusão da política governamental no processo eleitoral.


A promotora da 2ª Zona Eleitoral de Macapá, Andréa Guedes de Medeiros, qualificou de provinciana a política que se faz no Amapá. Ela emitiu o ponto de vista no programa Café com Notícia (Rádio Diário FM 90,9), apresentado por Ana Girlene, no início da noite desta segunda-feira, 29.

Andréa Guedes de Medeiros disse que a política amapaense é provinciana porque ainda há casos de votos comprados, favorecimentos a candidatos e até mesmo a inclusão da política governamental no processo eleitoral.

POLITICA4-PROMOTORA ANDREA1A promotora, que trabalha apenas em Macapá, a jurisdição da 2ª Zona Eleitoral, disse achar que a curta campanha e os custos bem definidos dos candidatos para a disputa municipal facilita a política de ideias.

Segundo o ponto de vista de Andréa, as novas condições de campanha eleitoral inibem a compra de votos e a troca de sufrágios por serviços, ao mesmo tempo em que muda o comportamento dos candidatos, já que passam a contar com um valor mínimo para a disputa.

A promotora contou o caso de cabos eleitorais que chegam em áreas de baixada, oferecem cem reais por voto, mas pedem o número do título e a seção onde a pessoa vota. Dizem que após a eleição vão verificar se realmente aquela pessoa votou no candidato. Se votaram, os cabos eleitorais voltarão ao local para dar mais dinheiro.

“Isso é um absurdo”, reagiu a promotora eleitoral, esclarecendo que não há como ninguém saber quem votou em quem. Para evitar situações como essa, Andréa Guedes de Medeiros informou que o Ministério Público Eleitoral (MPE) sairá pela cidade procurando conscientizar o eleitor sobre a importância do voto.

A primeira ida às ruas de Macapá, pelo MPE, ocorreu sábado passado, em vários pontos. A blitz foi de cunho educativo. A promotora informou que as próximas blitze poderão já atuar punitivamente.


Deixe seu comentário


Publicidade