Cidades

Dia ‘D’ de Multivacinação mobiliza unidades básicas de saúde

Crianças menores de cinco anos e entre 9 e 15 anos.


O sábado, dia 24, foi dedicado à saúde da criança e do adolescente. Além do Dia ‘D’ de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou mais uma etapa do Programa Nacional de Suplementação de Ferro. O Dia D foi realizado em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Macapá, das 8h às 17h, e foi oportunidade para colocar a vacinação e suplementação das crianças e dos adolescentes em dia.

A suplementação de sulfato ferroso é voltada para todos da faixa etária entre 6 e 18 meses. Os suplementos de ferro serão oferecidos nas unidades de saúde com o objetivo de reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças. A suplementação inicia aos seis meses de idade e a cada seis meses uma nova dose deve ser feita.

Durante a campanha, as famílias foram sensibilizadas quanto à importância da suplementação, de forma que a adesão delas seja efetiva, garantindo a continuidade no programa e o impacto positivo na diminuição do risco da deficiência de ferro e de anemia, além de receber orientações nutricionais para reverter o quadro da deficiência de ferro e estimular a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e do aleitamento complementar até os dois anos de idade.

Campanha
A multivacinação é dedicada às crianças menores de cinco anos e entre 9 e 15 anos de idade. Para os menores de cinco anos 11 tipos de vacinas são disponíveis. Já a faixa etária de nove a menores de 15 anos são oferecidas as vacinas contra a difteria, tétano, febre amarela, Hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.


Deixe seu comentário


Publicidade