Cidades

Amapá é o estado que mais avança no país, segundo Ranking de Competitividade

Notícia vem num momento em que pode ser decretada calamidade pública financeira no estado.


Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, o Amapá ds unidades federativas do Brasil que mais avançou no país com melhorias em finanças públicas e no potencial de mercado.
O Ranking de Competitividade dos Estados é organizado pelo Centro de Liderança Pública com apoio técnico da Consultoria Tendências e da Economist Intelligence Unit, a Divisão de Pesquisas do grupo britânico que publica a revista The Economist.

O Ranking foi lançado em 2014 para aferir o desempenho dos estados em diferentes áreas, da educação à sustentabilidade ambiental, da segurança pública à infraestrutura, servindo de ferramenta para o aprimoramento de políticas públicas e do ambiente de negócios.

De acordo com o Ranking, o Amapá foi o estado que mais avançou porque passou da 25ª para a 16ª posição, “com melhorias em finanças públicas e no potencial de mercado, por ter inaugurado um porto para exportação de soja”.

A notícia, publicada nest semana pela revista Veja, vem a lume num momento em que o governador Waldez Góes expõe ao Comitê Gestor uma precária situação que pode até ensejar a decretação de estado de calamidade pública financeira. Um exemplo prático da frágil situação financeira do Amapá é o pagamento parcelado dos seus servidores.

A educação do estado atravessa uma das piores fases de sua história, com escols ainda por ser abertas para o atual ano letivo, e a grande maioria dos educandários sendo atacada por meliantes em virtude da falta de vigilância.

A segurança pública padece com falta de aparelhamento. A crimninalidade, com grande número de homicídios e casos de assalto, e um tráfico de drogas sem fim.

A infraestrutura do Amapá, desde 2014, quando foi aberto o Ranking de Competitividade, em nada evoluiu no estado que tem falhas na distribuição de água e luz, padecendo ainda com a inexistência de sistema de esgotos.

O Ranking de Competitividade dos Estados aponta São Paulo, Paraná, Santa Ctarina e o Distrito Federal como as unidades federativas mais competitivas do país, seguidas de Mato Grosso.
Ainda de acordo com o Ranking, o Amapá é o melhor colocado entre os estados da região Norte, depois de Roraima, esse em 11º lugar, e na frente, pela ordem, do Amazonas, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.


Deixe seu comentário


Publicidade