Cidades

Ação de combate ao Aedes será levada para outros municípios

Primeira ação foi realizada em Macapá e 30 mil toneladas de pneus recolhidas


A ação de combate ao Aedes aegypti, realizada pela Sala de Situação Estadual, será levada para outros municípios. O objetivo é fortalecer o trabalho de combate ao transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

No período de 20 a 23 de setembro, 30 mil toneladas de pneus que poderiam ser focos de reprodução do mosquito, foram recolhidas. Ao todo, 104 borracharias em diversos bairros da capital foram vistoriadas pela equipe da Sala de Situação Estadual, responsável pelas ações conjuntas de combate ao Aedes. O próximo passo é levar a ação para outros municípios. Dos 5.654 pneus recolhidos, 15 eram criadouros do mosquito.

Durante a campanha, os borracheiros foram orientados sobre a destinação correta dos objetos. Todo o material recolhido foi encaminhado ao aterro da BR-210, onde uma empresa vai fazer a coleta para reutilização do produto. A mesma empresa manifestou interesse em obter o material dos borracheiros e evitar que sejam jogados em locais inapropriados.

O trabalho foi realizado por uma equipe com 85 pessoas da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar e dois agentes do município que atuaram nas vistorias, identificação dos focos e conscientização dos trabalhadores.

Para o secretário executivo da Defesa Civil, Alexandre Veríssimo, a ação foi recebida positivamente pelos borracheiros. “Percebemos o interesse deles na destinação correta dos pneus e de colaborar com o trabalho de combate ao mosquito”, informou.


Deixe seu comentário


Publicidade