Cidades

Assistência estudantil e extensão universitária discutidas em encontro

Os debates durante o encontro resultarão na chamada ‘Carta do Amapá’, um documento onde será tratada a matriz do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que versa sobre o orçamento e rateio entre as universidades dos recursos destinados à assistência estudantil, entre outros assuntos.


O Fórum Regional de Assistência Estudantil Norte/Nordeste (Fonaprace) é realizado pela primeira vez no Amapá de ontem, 28, a amanhã, 30, no Museu Sacaca. O encontro pretende promover entre os pró-reitores, gestores e técnicos das Instituições Federais de Ensino Superior o debate sobre as políticas de assistência estudantil, inclusão, acessibilidade e políticas afirmativas nas Universidades Federais. A solenidade de abertura foi às 19h dessa quarta-feira. O fórum prossegue das 9h às 18h, hoje e amanhã.

Os debates durante o encontro resultarão na chamada ‘Carta do Amapá’, um documento onde será tratada a matriz do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que versa sobre o orçamento e rateio entre as universidades dos recursos destinados à assistência estudantil, entre outros assuntos. Segundo o pró-reitor Rafael Pontes, a atual forma de rateio não considera a demanda potencial de alunos em vulnerabilidade social e econômica por região.

“A pesquisa nacional realizada pelo Fonaprace destaca que o Norte e o Nordeste têm uma demanda maior de alunos em vulnerabilidade social e econômica que as demais regiões. Na carta, pretendemos chamar a atenção para essa peculiaridade”, explicou o pró-reitor. Os resultados da pesquisa do perfil discente realizada recentemente na Unifap serão apresentados aos participantes, além das perspectivas e desafios da Assistência Estudantil na instituição.

O pró reitor Rafael Pontes explica que o Fonaprace é uma importante oportunidade de trazer ao Amapá especialistas e profissionais das universidades do norte e do nordeste para promover, debater e agregar aprendizado à equipe da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) da Unifap e aos profissionais que atuam na Educação Superior. A programação do evento está no sitio http://fonaprace.wixsite.com/xiireuniao.


Deixe seu comentário


Publicidade