Cidades

Conselho Escolar na qualidade da educação

Os conselhos escolares funcionam como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Eles permitem a democratização da escola com a participação direta da comunidade, estimulam a cidadania e valorizam o saber e a cultura do estudante.


Com o objetivo de trocar experiências e delinear futuras ações para o fortalecimento democrático na rede estadual de ensino, 60 conselheiros estiveram reunidos nesta quarta-feira, 28, no Encontro de Conselheiros Estaduais de Macapá e Santana.

Os conselhos escolares funcionam como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Eles permitem a democratização da escola com a participação direta da comunidade, estimulam a cidadania e valorizam o saber e a cultura do estudante. No Amapá, das 398 escolas estaduais ativas, somente 42 possuem conselho escolar.

A criação do conselho escolar em todas as unidades da rede estadual de ensino é uma das metas que ajudam no desenvolvimento da educação de qualidade. O órgão funciona com gestão colegiada estimulando a sociedade a ser mais participativa na formulação de políticas, normas educacionais e das decisões dos dirigentes.

“Toda escola pode ter um conselho escolar e aproximar a comunidade desse contexto a fim de garantir uma gestão democrática que atenda a educação de qualidade”, afirmou o secretário adjunto de Políticas de Educação, Sebastião Magalhães.

O órgão é formado por diversos segmentos da comunidade escolar: professores, funcionários da escola, pais, entre os membros que, direta ou indiretamente, estão ligados ao processo educacional.


Deixe seu comentário


Publicidade