Cidades

Estratégias de exportação em curso

O evento teve a parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O analista do MDIC, Afonso Celso, palestrou no encontro. Ele citou os principais conceitos e instrumentos necessários para a exportação aconteça da melhor forma possível.


Empresários de pequeno e médio portes participaram de mais um curso básico de exportação, oferecido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá. No encontro, ocorrido na terça-feira, 27, e que contou com a participação de acadêmicos de diversos cursos superiores, foram discutidos processos de exportação e as novas oportunidades de mercado.

O evento teve a parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O analista do MDIC, Afonso Celso, palestrou no encontro. Ele citou os principais conceitos e instrumentos necessários para a exportação aconteça da melhor forma possível.

Afonso também destacou a proximidade do Amapá com a União Europeia, a partir da abertura da Ponte Binacional. “Sem dúvidas, a abertura da ponte que liga o Brasil à Guiana Francesa será ponto crucial para o desenvolvimento do comércio exterior no Brasil. O MDIC tem todo o interesse em ver o Estado se desenvolver e aumentar, cada vez mais, o número de empresas exportadoras”, destacou.

Para José Rildo da Silva, gerente administrativo da Empresa Empório da Amazônia, recém instalada no polo industrial da Zona Franca Verde de Macapá e Santana, e que beneficia e processa a Castanha do Brasil, esta é uma grande oportunidade para o investidor que quer ver seu empreendimento expandir não somente a nível local, mas também no exterior. “Nada melhor que um curso de exportação para nos orientar. O governo está de parabéns por nos ajudar nesta qualificação”, enfatizou.

O diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá, José Molinos, destacou que o MDIC tem sido um grande parceiro nas ações da Agência. “Temos trabalhado em todos os setores necessários para o desenvolvimento da nossa economia, ensinando os empreendedores locais a montar estratégias focadas no mercado interno e externo”, salientou.

Recentemente, o site ranking de competitividades mostrou que o Amapá foi o Estado que mais teve avanços. Mesmo estando em crise, passou da 25ª colocação para a 16ª, com melhorias em finanças públicas e no potencial de mercado, especialmente quanto às exportações.


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