Cidades

Governo conclui asfaltamento na obra de acesso à ponte do rio Matapi

Frentes de trabalho realizam drenagem e construção de meio fio na pista e alças viárias.


A pavimentação asfáltica foi concluída na obra de acesso à ponte do rio do Matapi. Após o serviço realizado no acesso principal e nas alças viárias que compreendem o empreendimento, as frentes do trabalho estão realizando a drenagem da área e a construção de meio fio na pista.

De acordo com o fiscal da obra, Nilson Oliveira, esta etapa é considerada a fase de ajustes finais que antecedem a conclusão da obra. “Na cabeceira da ponte fizemos as lajes de transição que reforçam a estrutura no encaixe com o acesso principal. Este era o serviço que precisava para pavimentar a ponte. Até o início de outubro esse local será asfaltado”, informou.

Além da drenagem na área, as equipes farão a construção de linha d’águas e galerias. De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, os serviços estão cumprindo o cronograma do Governo do Estado, de entregar a obra até o fim outubro. “A empresa responsável em executar a obra está trabalhando de forma acelerada para garantir que a população possa usufruir da obra neste fim de ano e encerrar o deslocamento para Mazagão por balsa de uma vez por todas”, frisou o gestor.

A obra
O projeto de construção da ponte sobre o rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante o seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado já na gestão do ex-governador Camilo Capiberibe, porém a obra só foi iniciada em 2013.]

O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerado em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando os custos para R$ 106 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Outros R$ 18,9 milhões foram empregados nas obras de acesso, que corrige o erro de engenharia autorizado na gestão de Capiberibe, projetando a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea, que sofre influência da maré do Rio Matapi. Como reflexo desses erros, o valor global da obra foi onerado em mais de R$ 32 milhões.


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