Cidades

Setrap e Dnit intensificam trabalhos para liberar tráfego na Ponte do Maracá

Intenção é liberar o tráfego de veículos de pequeno porte na área até a sexta-feira


Uma audiência pública foi marcada pela Justiça Federal para o dia 24 de outubro, com representantes da comunidade, secretarias de governo e representantes da Companhia de Eletricidade do Amapá e Eletronorte para  debater e solucionar os problemas da localidade.

Os trabalhos de reconstrução da ponte do Distrito do Maracá estão intensificados após a atuação conjunta da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Nesta quarta-feira, 17, representantes de ambos os órgãos realizaram uma visita técnica no local, acompanhados da empresa Etecon, responsável pela manutenção e conservação do trecho. A ponte foi queimada após um ato de vandalismo realizado por moradores da comunidade.

A ação iniciou há uma semana e as frentes de trabalho estão atuando na reconstrução da base da ponte. Segundo o secretário adjunto da Setrap, Odival Monterrozo, a intenção é liberar até sexta-feira, 30, o tráfego de veículos de pequeno porte.

“Para haver essa liberação é preciso antes de mais nada garantir a segurança da estrutura para não representar risco para os condutores. Por isso vamos trabalhar principalmente nas estruturas laterais da ponte”, reforçou.

O superintendente do Dnit no Amapá, Fábio Vilarinho, informou que por enquanto o tráfego será autorizado para o transportes das urnas eleitorais que serão encaminhadas para os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e distritos, além do combustível usado para o fornecimento de energia para as comunidades.

“Os serviços emergenciais serão mantidos. Por enquanto, o tráfego de veículos de grande porte não será autorizado até que a ponte esteja com a estrutura reformada. A previsão é que até no início de outubro a passagem esteja totalmente liberada”, frisou.

O incêndio na ponte isolou a região sul do Amapá por via terrestre. Três dos sete suspeitos de incendiar foram presos pela Polícia Federal. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça Federal. Os demais suspeitos estão foragidos.

O distrito do Maracá fica localizado em um dos três lotes do trecho sul da BR-156 dos quais o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é responsável pelas obras de pavimentação. Cabe ao Governo do Estado os serviços de manutenção e conservação da área.

Tratativas
Um grupo de governo, formado por representantes de diversas Secretarias, está resolvendo o problema de falta de energia elétrica na comunidade, que recebe o fornecimento através do programa Luz para Viver Melhor.

A Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) atende a comunidade com 35 mil litros de óleo diesel mensal para os geradores de energia. A cota prevê o atendimento com 24 horas diárias de energia para consumo doméstico e de serviços essenciais. Nesse caso, o cidadão consome o produto, mas não paga por ele.


Deixe seu comentário


Publicidade