Cidades

Recém nascidos recebem acompanhamento odontológico

Os recém nascidos internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) dispõem de acompanhamento de odontologia neonatal, considerado fundamental nos primeiros meses. O serviço é oferecido, especialmente, aos que nascem com baixo peso. Os responsáveis pelo atendimento compõem uma equipe denominada Follow-up, também composta de pediatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e nutricionistas. Assim como os odontólogos, […]


Os recém nascidos internados no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) dispõem de acompanhamento de odontologia neonatal, considerado fundamental nos primeiros meses. O serviço é oferecido, especialmente, aos que nascem com baixo peso.

Os responsáveis pelo atendimento compõem uma equipe denominada Follow-up, também composta de pediatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e nutricionistas. Assim como os odontólogos, esses profissionais fazem o acompanhamento do recém-nascido.

O acompanhamento odontológico é considerado extremamente importante, pois pode prevenir doenças futuras. “O leite que fica na gengiva pode causar inflamações e também a candidíase oral, popularmente chamado de sapinho. Fazendo a higienização na boca do bebê aumenta a oportunidade da criança ficar livre das doenças bucais”, explicou a odontóloga Emanuele Picanço.

Nos casos de nascimento prematuro ou baixo peso poderá acarretar à criança defeitos de esmalte, que é uma importante estrutura de suporte e resistência dentária. A utilização das sondas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) pode causar alterações estruturais na formação do esmalte dentário dos recém-nascidos. Nesses casos, a criança também recebe tratamento para que a estrutura dentária não fique comprometida com o uso de antibióticos.

Após receber alta, o acompanhamento da criança pode ser estendido até aos dois anos de idade.


Deixe seu comentário


Publicidade