Cidades

Romaria Fluvial passará por comunidades ribeirinhas do município de Santana

Novo percurso garante a segurança dos fiéis e a visita a população ribeirinha


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita na manhã do próximo sábado, 08, comunidades ribeirinhas do município de Santana durante a Romaria Fluvial. Com um novo percurso, esta é uma das nove romarias que compreende a programação oficial do Círio 2016.

Por volta das 6h do sábado, a imagem sairá da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no município de Santana e será levada até a balsa no Porto do Souzamar. De lá, a embarcação seguirá até a entrada do Igarapé da Fortaleza, onde terá início a Romaria Fluvial. A expectativa da coordenação é que cerca de 50 embarcações participem do evento.

“Nos anos anteriores, a romaria saía do Porto do Grego em Santana em direção à rampa do Santa Inês, em Macapá. Por motivos de segurança e por abranger um maior número de fiéis, a coordenação decidiu pelo novo percurso, que passará pela Ilha de Santana e comunidades como Elesbão e Cachoeirinha, entrando no Rio Matapí. Nossa expectativa é que cerca de 50 embarcações participem desse momento”, afirma Giovanny Rodrigues, coordenador da Romaria Fluvial.

A romaria contará com o apoio da Capitania dos Portos no Amapá, que durante a procissão estará com militares da Marinha do Brasil garantindo a segurança das embarcações presentes. A coordenação do Círio irá disponibilizar um navio para os fiéis que quiserem participar.

“O navio São Bartolomeu tem capacidade para 200 pessoas e estará a disposição a partir das 7h da manhã no Porto do Grego, para levar a comunidade que quiser participar da romaria fluvial e não term uma embarcação”, acrescenta Rodrigues.

Após a chegada no porto da Balsa do Rio Matapí, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue em uma nova romaria, acompanhada por motociclistas até a Catedral de São José, em Macapá.

 Serviço

Romaria Fluvial

 Data: 08 de Outubro

Hora: 07h30

Local: Em frente ao Igarapé Fortaleza


Deixe seu comentário


Publicidade