Nota 10

Novo Amapá: Maior naufrágio do Brasil será contado em longa-metragem

Após a conclusão da obra (filme), Wagner deixou claro que sua pré-exibição ficará destinado aos mais conhecidos e conceituados festivais de cinemas do Brasil e do Mundo, para depois seguir em circuitos de cinemas nacionais e internacionais.


Um longa-metragem que será produzido no Amapá vai contar a história de um dos mais tristes episódios da navegação brasileira, o naufrágio do Barco-motor “Novo Amapá”, ocorrido na fronteira marítima entre o Estado do Pará e o Amapá, em janeiro de 1981.

O anúncio do longa foi feito no último dia 08 de outubro, pelo ator-diretor de artes Wagner Júnior, que esteve em Macapá para participar da aula inaugural de uma oficina de interpretação cênica para TV e Cinema, coordenado pela produtora Monique Araújo.

O cineasta paraense – que já vive há anos na capital paulista – contou que a idéia de levar a história desse naufrágio amapaense para as telonas surgiu durante sua última visita de trabalho ao Estado.

“Vim convidado pela produtora Monique Araújo para acompanhar umas aulas de interpretação no Estado, e como também estamos pretendendo fazer uma Oficina de interpretação, dessa mesma proporção, já agendado para o mês de dezembro, estamos querendo produzir um filme no final do curso”, relatou o cineasta, que ainda ressaltou que vários temas sobre o Estado do Amapá foram apresentados em pauta, para assim decidirem pela escolha do naufrágio como tema a ser projetado nas telas cinematográficas.

“Consultamos vários temas históricos do Amapá e muitos sugeriram pela historia desse naufrágio, que não apenas deixou um resultado negativo para a sociedade, como também vem despertando a curiosidade de várias gerações até hoje”, disse o cineasta, que já debateu o assunto até com parlamentares federais do Amapá.

“Tratei sobre o tema com o senador Randolfe Rodrigues (que é formado em História pela Unifap) e que já abraçou essa mesma causa e apoia o projeto”.

Atores locais
Wagner adiantou que grande parte do elenco que vai participar dessa produção cinematográfica será selecionada no Amapá, dando ainda mais realismo e ênfase ao projeto que será totalmente rodado no Estado.

“Em dezembro, estarei de volta em Macapá, acompanhado de quatro renomados atores nacionais (não revelou os nomes) da TV Globo, para ministrar uma Oficina de Interpretação com duração de quatro (04) meses, onde faremos o preparo e a seleção das pessoas que irão participar do filme”, explicou Wagner, que pretende manter cerca de 90% do elenco com atores genuinamente amapaenses. Durante sua próxima estadia no Estado, o cineasta também vai aproveitar para realizar os estudos de pré-produção e roteirização do longa-metragem, que contará de um extenso estudo de campo.

Naufrágio
O Barco-motor “Novo Amapá” naufragou na foz do Rio Cajarí na noite de 06 de janeiro de 1981, oito horas após deixar o Porto de Santana, levando mais de 600 pessoas a bordo.
Segundo dados (da época) repassados pelo Governo do Amapá, mais de 350 pessoas morreram e cerca de 30 nunca chegaram a ser encontrados, levando o fato ao topo dos maiores desastre da navegação mundial, sendo ele o 13º maior naufrágio do planeta.


Deixe seu comentário


Publicidade