Cidades

Semana Macapá Saudável encerra com atividade para alunos da rede municipal

A atividade também aconteceu na Escola Municipal Luzia da Costa, no distrito do Coração.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerrou nesta sexta-feira, 21, as programações da Semana Macapá Saudável de Prevenção da Obesidade com uma atividade voltada às crianças da Creche Jardim de Infância Nosso Cantinho do Amor, no bairro Perpétuo Socorro. A programação foi desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que orientou os alunos quanto às práticas saudáveis na alimentação por meio de palestras sobre obesidade infantil e alimentação saudável.

A atividade também aconteceu na Escola Municipal Luzia da Costa, no distrito do Coração. Em ambas, os trabalhos se estenderam aos pais e responsáveis dos estudantes, que foram orientados pelos profissionais do PSE a fazerem a substituição de alguns alimentos por opções mais nutritivas em casa e na hora de preparar o lanche das crianças. Além das orientações, os alunos receberam avaliação nutricional a fim de identificar casos iniciais de excesso de peso e obesidade.

Estudos do Ministério da Saúde apontam que a dieta das crianças e adolescentes tem uma elevada ingestão de bebidas açucaradas (56%), seguidos de refrigerantes (45%), salgados fritos e biscoitos. Daí a importância de incluir bons hábitos alimentares desde o início da introdução alimentar dos menores.

 Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública, 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% está obesa.  O problema geralmente surge pela combinação de hábitos alimentares poucos saudáveis e um estilo de vida sedentário, embora a herança genética também seja um dos fatores causadores da obesidade. Todas as atividades da Semana Macapá Saudável foram desenvolvidas com o foco no estímulo da prática de atividade física e alimentação equilibrada.


Deixe seu comentário


Publicidade