Cidades

Em nove meses, mais de 800 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool

O saldo das 48 operações realizadas de janeiro até setembro deste ano aponta 6.870 abordagens a condutores.


Garantir um trânsito mais seguro e reduzir o números de acidentes. Esta é a proposta das operações, fiscalizações e blitzes educativas realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP). As operações ocorrem em parceria com o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM), Batalhão de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O saldo das 48 operações realizadas de janeiro até setembro deste ano aponta 6.870 abordagens a condutores. O departamento realizou 6.554 testes de etilômetro, 829 pessoas foram flagradas por embriaguez ao volante, 258 condutores sem habilitação, 732 carteiras de motoristas recolhidas e 156 pessoas encaminhadas à delegacia por embriaguez ao volante.

Os números superam a estatística de 2015, que registrou 6.801 condutores abordados de janeiro a dezembro. E mais uma vez, a embriaguez ao volante liderou com 888 pessoas flagradas por embriaguez ao volante, e 6.331 testes de etilômetro. Os motoristas flagrados por embriaguez ao volante são enquadrados no crime de trânsito, quando a concentração de álcool é igual ou maior a 6 decigramas por litro de sangue. Nesse caso, o condutor paga uma multa de R$ 1.915,40 e tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses.

Em casos de reincidência no prazo de um ano, o condutor, além de pagar o dobro da multa, tem a CHN cassada e pode pagar uma fiança no valor de 1 a 100 salários mínimos, após responder o crime em liberdade. O Detran tem no pátio 4 mil automóveis e 1.800 motos apreendidas durante as operações. Os proprietários destes veículos têm a chance negociar as dívidas e retirá-los antes do próximo leilão previsto para ocorrer ainda este ano.


Deixe seu comentário


Publicidade