Cidades

NUPEMEC/TJAP realiza a segunda etapa do curso de Mediação de Conflitos na Escola Gonçalves Dias

O curso é voltado para professores, técnicos e funcionários de escolas, além de alunos e integrantes da Defensoria Pública do Amapá (DEFENAP) e da Casa Agrícola Padre João Piamarta.


O curso de Instrutoria na Mediação de Conflitos Escolar teve início nesta segunda e prossegue até sexta (28). O evento que acontece na Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Buritizal, zona Sul de Macapá, faz parte do Termo de Cooperação Técnica nº 11/2016, firmado entre o TJAP, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Macapá e Defensoria Pública do Amapá.

O curso é voltado para professores, técnicos e funcionários de escolas, além de alunos e integrantes da Defensoria Pública do Amapá (DEFENAP) e da Casa Agrícola Padre João Piamarta. O objetivo é formar instrutores/mediadores que venham solucionar conflitos no ambiente escolar e, ainda, serem agentes de transformação na sociedade.

As pessoas participam do curso que tem como ministrantes a coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi; e os instrutores do Tribunal de Justiça, Mário Mendonça, Sônia Ribeiro e Sâmia Waldek.

A diretora da escola, professora Edna Maria Palmeirim Ferreira, deu boas-vindas aos participantes e disse que a Escola Estadual Gonçalves Dias, que atualmente possui 904 alunos, 66 professores e 14 servidores, está de mãos dadas com o Poder Judiciário na luta contra a violência e a intolerância dentro e fora do âmbito escolar.

“Temos o orgulho de cooperarmos com esse relevante programa desenvolvido e dirigido pelo TJAP. O curso é muito abrangente, pois prepara profissionais para atuar como multiplicadores da promoção da paz social”, explicou.

Para o diretor da Escola Agrícola Padre João Piamarta, padre Valdeni Costa de Jesus, o curso agrega conhecimento e valores que podem ser utilizados no dia a dia, tanto no trabalho, quanto na vida social das pessoas.

“Esse programa é um verdadeiro semeador de novas ideias e novos métodos de como solucionar um conflito de interesse através do diálogo responsável, pacífico e consensual. Com essa capacitação, pretendemos colocar em prática o que aqui aprendemos em nossa instituição, que hoje atende crianças de 7 a 23 anos de idade”, disse.

A juíza Coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, Joenilda Lenzi, destacou o papel relevante na preparação das pessoas para atuarem na mediação escolar.

“Esse trabalho necessário e incansável de toda nossa equipe do NUPEMEC, que não mede esforços para preparar novos profissionais, nos incentiva cada vez mais a seguir adiante, fortalecendo a sociedade e, de consequência, a própria Justiça. A pacificação por meio do diálogo é hoje uma realidade e acreditamos que em muito breve será vista em todos os estabelecimentos de ensino do Amapá. Essa é o nossa meta e estamos trabalhando muito para isso”, conclui a magistrada.


Deixe seu comentário


Publicidade