Cidades

Centro de Referência realizou 44 mil atendimentos em um ano

A programação envolveu palestras e sessões de massagens, além da adesão de 120 novos pacientes. A aposentada, Sebastiana Lamarão, esteve no local prestigiando a programação, ela contou que procurou ajuda no centro depois de passar por vários tratamentos.


O Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Amapá (Cerpis), comemorou na terça-feira, 25, um ano de serviços. Nesses 12 meses de trabalho, foi possível realizar mais de 44 mil procedimentos, em 1000 pacientes cadastrados. Hoje, a instituição segue as novas diretrizes de saúde natural preventiva, preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Durante a manhã, a programação envolveu palestras e sessões de massagens, além da adesão de 120 novos pacientes. A aposentada, Sebastiana Lamarão, esteve no local prestigiando a programação, ela contou que procurou ajuda no centro depois de passar por vários tratamentos. “Quando cheguei aqui, estava desacreditada, pois os tratamentos que fazia não estavam fazendo efeito para minhas fortes dores na coluna. Depois que passei a fazer a acupuntura, pra minha surpresa, estou tendo muitas melhoras”, disse.

Com base na portaria 971 do Ministério da Saúde, O Cerpis deixou de ser o Centro de Referencia e Tratamento Natural (CRTN), por meio de decreto assinado pelo governador Waldez Góes em 07 de outubro de 2015. O espaço permanece como referência em tratamento de especialidades naturais para a promoção e prevenção da saúde e agora, seguindo as diretrizes da política nacional de práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tendo como prioridade a saúde preventiva, o Cerpis realiza por dia mais de 800 procedimentos, dentre eles, massoterapia, fitoterapia, antroposopia em saúde e acupuntura, além de práticas corporais. Os pacientes que estão devidamente cadastrados, recebem atendimento de uma equipe multiprofissional, que presta serviço nos turnos da manhã e tarde. Além disso, por ter uma demanda expressiva de pacientes da terceira idade, o Centro preserva um acolhimento e tratamento humanizado.

O diretor do Cerpis, Elziwaldo Monteiro, destacou os avanços que o centro teve nesse período de um ano. “Hoje é um momento de comemoração. Além de nos integrarmos às novas diretrizes do Ministério da Saúde, saímos do zero, ou seja, conseguimos reativar muitos serviços que estavam parados a cinco anos atrás, além da implantação de 32 novos ambulatórios, chegando a 1000 pacientes, com 44 mil procedimentos”, comemorou.

Ele ainda acrescentou, que o Governo do Estado já articula para que o Cerpis vire uma autarquia e seja implantado em todos os municípios.


Deixe seu comentário


Publicidade