Polícia

Bandidos fazem família refém por cinco horas durante assalto

Crime ocorreu na zona norte de Macapá. Entre as vítimas estava um bebê de três meses de idade


Um homem foi preso e um menor apreendido na noite de quarta-feira, 3, no bairro Novo Horizonte, zona norte da capital, após terem feito quatro mulheres e um bebê de três meses reféns durante assalto.

Segundo a polícia, Moisés Jorge dos Santos, 25 anos, e o menor de 16, tinham realizado pelo menos três assaltos no fim da tarde, naquela região, e já estavam sendo procurados. A dupla estava em uma motocicleta, que foi apreendida.

Por volta de 19h30 os suspeitos pararam em frente a uma amassadeira na rua Francisco Cassiano dos Santos. O dono do imóvel tinha saído para fazer compras em um comércio próximo, e ao retornar se deparou com um dos criminosos fechando a porta da casa.

Ao perceber o crime em andamento, ele ligou para o Centro Integrado em Operações de Defesa Social (Ciodes), que mobilizou equipes de área e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). A casa foi cercada e o quarteirão isolado.

“Quando nossas equipes chegaram os criminosos estavam com as vítimas rendidas no interior do imóvel. O maior de idade estava calmo, mas o menor apresentava sinais de agressividade. Eles fizeram exigências de praxe, nesses casos, como coletes balísticos e a presença de familiares e da própria imprensa. O negociador empregou as táticas especiais, logrando êxito na rendição dos elementos”, disse o tenente Ewerton Dias, da assessoria de imprensa do Bope.

As negociações duraram quase cinco horas. As primeiras vítimas liberadas pela dupla de assaltantes foi uma jovem de 19 anos que levou o bebê no colo. Em seguida, os bandidos saíram usando as outras vítimas como escudos.

Eles jogaram a arma usada no assalto, um revólver calibre 38, libertaram as vítimas e se jogaram no chão. A dupla foi apresentada inicialmente no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp), Pacoval. A polícia apreendeu com os criminosos quase R$ 4 mil em dinheiro que tinha sido roubado do imóvel.

O menor, que já tem passagens pela polícia por furto, roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, foi levado para a Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai), onde foi lavrado o auto infracional. O garoto foi transferido para o Cesein na manhã dessa quinta-feira, 4, onde está custodiado.

Moisés foi encaminhado à Polícia Técnico Científica (Politec), onde passou por exame de corpo delito. De lá o assaltante foi transferido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Reportagem e foto: Jair Zemberg
Texto: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade