Cidades

Caesa e FNS incentivam uso racional e tratamento adequado da á

Ação educativa nas escolas



 

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado nessa sexta-feira, 05 -, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) organizou uma palestra para alunos da rede estadual de ensino sobre o uso, tratamento e a qualidade da água. A ação foi uma iniciativa da Fundação Nacional da Saúde.

As instituições disponibilizaram profissionais e materiais para enriquecer o aprendizado dos alunos da Escola Estadual Professor Roberto José Morais de Castro, no bairro Beirol, em Macapá.

Três turmas do ensino fundamental contemplaram a palestra sobre o tratamento da água e a aluna Evelyn Vitória do quarto ano foi uma delas. “Achei muito boa a palestra e aprendi que o cloro deve ser usado corretamente em casa para controlarmos doenças”, disse a estudante.

Além da palestra, os alunos receberam recipientes contendo hipoclorito de sódio, fornecidos pela Caesa, que poderão ser consumidos na água utilizada como bebida e para o preparo de alimentos. “O hipoclorito é usado para eliminar bactérias que causam doenças provenientes da água contaminada. Perguntamos quantos alunos já utilizavam o produto em casa e reorientamos o uso do mesmo”, explicou Claudinaldo Ferreira, gerente de Monitoramento de Sistemas da Caesa.

As crianças também puderam entrar e observar como funciona a Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água da Funasa. “A Funasa possui o laboratório móvel, porém, não disponibilizamos de um biólogo. E é neste momento que se faz a parceria com a Caesa”, explicou Milane Favilla, técnica do Apoio de Controle de Qualidade da Água da Funasa.

Claudinaldo Ferreira, além de gerente de Monitoramento de Sistemas da Caesa, é biólogo, e há três anos trabalha em conjunto com a Funasa. Para ele, os trabalhos entre a Caesa e a Funasa se completam. “Precisamos do laboratório móvel para o trabalho de monitoramento da qualidade da água em vários municípios do Estado e a Funasa necessita de um biólogo para realizar o serviço. Esta parceria é importante para firmar este serviço que contribui com a qualidade de vida da população do Amapá”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade