Política

Defesa Social é tema do terceiro dia de debate do PPA Interati

 Governo do Estado busca resolver os problemas da segurança pública



 

Com transmissão ao vivo por uma cadeia de rádios do estado, inclusive pela DiárioFM (90.9), o tema do debate realizado na manhã da última sexta-feira foi “Desenvolvimento da defesa social”. Na bancada, mediador, jornalistas convidados, especialistas e líderes de eixo falaram sobre segurança pública, direitos humanos, direito do consumidor, gestão penitenciária, defesa civil e política de trânsito. A população interagiu através de ligações, pelo aplicativo whatsapp, mensagens via e-mail e redes sociais, e pelo site do PPA Interativo.

O secretario de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, foi o líder do eixo nesse debate. Segundo ele, os órgãos de segurança pública do Estado requerem transversalidade, que gerem integração. “A meta é oferecer segurança, por meio de parcerias, visando o aparelhamento e a integração operacional dos órgãos, com a participação da sociedade”, ressaltou.

De acordo com o secretário, o Estado tem como estratégia criar um sistema de dados, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que vise a integração de informações da Polícia Militar, Civil e Politec do Estado. Nesse banco de dados, ficarão integrados os registros de ocorrências criminais. As informações serão utilizados para a formulação de estatísticas, estudos, monitoramento e implementação de políticas de segurança pública.

O deputado estadual Euriclaudio Alencar, também convidado do debate, reforçou a importância desse banco de informações, até mesmo científico, no planejamento da segurança pública.

O secretário também declarou que, desde fevereiro, o governo está trabalhando um plano estadual de segurança pública e, através dele, já foi diagnosticada uma deficiência na área, no setor oeste. “Serão construídas três unidades de segurança, a partir do Marabaixo I”, anunciou.


Deixe seu comentário


Publicidade