Cidades

GEA oferece teste rápido para diagnóstico de malária

Combate às doenças vetoriais



 

Cerca de 60 testes rápidos para o diagnóstico e controle da malária foram realizados gratuitamente no mutirão de serviços realizado pelo governo do Amapá, em parceria com a Prefeitura de Oiapoque, na orla do município, para combater as doenças vetoriais que atingem a fronteira franco brasileira.

O objetivo da ação é detectar a doença precocemente, auxiliar o médico no diagnóstico para que ela seja tratada da melhor forma e reduzir o risco de morte. Conforme a coordenadora do Subgrupo de Saúde na Fronteira, Margareth Gomes, o resultado do teste rápido fica pronto em 15 a 30 minutos. Simultaneamente, as aldeias indígenas do Manga, Galibi e Ariramba, também foram contempladas com os testes rápidos.

De acordo com Margareth, nos casos em que há suspeita de malária o paciente é encaminhado imediatamente ao hospital da região, contudo, nenhum caso suspeito foi detectado. “Estamos tranquilos, porque dos testes que foram realizados não foi encontrado nenhum caso de malária, isso mostra que as ações e os trabalhos que vêm sendo realizados no município estão surtindo efeito”, explicou Margareth.


Deixe seu comentário


Publicidade