Cidades

Sesa investe mais 1,5 milhão e garante exames de biópsia na re

Com vigência de um ano, contrato foi viabilizado através de pregão eletrônico



 

Pacientes que realizam cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Amapá e precisam de exames anatomopatológicos, mais conhecidos como biópsias, já podem realizar o procedimento pela rede pública.

Duas vezes na semana, o laboratório responsável recolhe as peças cirúrgicas para realizarem o método de diagnóstico por Anatomia Patológica e Citopatológica. “O paciente tem seu diagnóstico feito com precisão e sem custos”, informou Carlene Lamberg, chefe da Coordenadoria de Assistência Hospitalar (CAH/Sesa).

De acorddo com o titular da Sesa, Pedro Leite, a contratação foi feita por meio de pregão eletrônico, com o valor de R$ 1. 567.632,00 e tem a vigência de um ano. Segundo o contrato, considerando a natureza contínua da prestação dos serviços, poderá ter a duração prorrogada por mais um ano, com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração pública.

Serão disponibilizados exames anatomopatológicos do colo do útero, exames anatomopatológicos para congelamento/parafina e exames anatomopatológicos de mama

Exame anatomopatológico
É o exame macro e microscópico de tecidos para o diagnóstico das doenças, principalmente dos tumores. Só este procedimento dá a certeza que um tumor é benigno ou maligno e está dividido em etapas. A primeira é a análise macroscópica que permite escolher as áreas mais adequadas para serem representadas na confecção dos blocos de parafina. O fragmento de tecido incluído no bloco de parafina está pronto para ser submetido a cortes finos o suficiente para que se torne translúcido a luz do microscópio permitindo assim a visualização das células.

Como o tecido humano não tem cor é necessário o uso de corantes para colorir diferentemente o núcleo e o citoplasma das células. Após a coloração é possível identificar-se ao microscópio tecidos normais e diferenciá-los dos tecidos doentes ou com tumor.


Deixe seu comentário


Publicidade