Novo aumento da tarifa de energia elétrica também atingirá o A
Mesmo sem interligação ao sistema nacional
Mesmo sem estar totalmente interligado ao Sistema Integrado Nacional (SIN), o Amapá terá que pagar a conta pela “melhoria na prestação de serviços no sistema elétrico”. Essa melhoria, segundo o Ministério das Minas e Energia é constatada em todos os estados brasileiros, por isso o reajuste será a nível nacional. O pedido de aumento foi feito pelo governo federal em meio às negociações para renovação das concessões das distribuidores.
As novas regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proíbem a remuneração dos acionistas quando a empresa estiver fora dos padrões saudáveis de gestão financeira e de qualidade, restringindo-se esse pagamento ao mínimo previsto na legislação.
Mais de 30 distribuidoras estão tentando renovar as concessões por mais 30 anos neste ano. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) não está na lista, porque se encontra em processo de federalização. De acordo com a Aneel, as empresas foram divididas em três grupos: as que cumprem as metas de qualidade; as que se apresentam com qualidade superior e as que estão abaixo do limite, com nível de serviço inferior ao tolerável pela Aneel.
As concessionárias identificadas pela Aneel com serviço ruim serão obrigadas melhorar a prestação de serviços, reduzindo a quantidade de interrupções no fornecimento e o tempo de duração dos apagões.
Deixe seu comentário
Publicidade