Cidades

Vigilância em Saúde avalia estudo sobre tratamento da leishman

Características da cura



 

Nessa sexta-feira, 12, técnicos da Divisão de Epidemiologia da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Estado (CVS) irão apresentar um estudo sobre o perfil de evolução dos casos de alta médica de pacientes acometidos por Leishmaniose e que passaram por tratamento no Centro de Referência de Doenças Tropicais- CRDT. Os dados coletados são de 2013. A apresentação acontecerá no auditório da CVS, a partir das 8h.

O objetivo da pesquisa foi levantar as características de cura em casos de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), atendidos no CRDT. O estudo foi realizado pelas pesquisadoras epidemiologistas da CVS, Sueli Avelar, Cleide Gonçalves, e Berthe Hadad. Segundo elas, os dados avaliam o quanto o medicamento fornecido pelo Ministério da Saúde (MS) é eficiente na cura da doença.

Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, que afeta pele e mucosas. É uma zoonose em franca expansão geográfica no Brasil, sendo uma das infecções dermatológicas mais preocupantes, não só pela frequência, mas principalmente pelas dificuldades terapêuticas, deformidades e sequelas que podem acarretar.

A doença vem ocorrendo de forma endêmico-epidêmica apresentando diferentes padrões de transmissão, relacionados não somente à penetração do homem em focos silvestres, frequentemente em áreas de expansão de fronteiras agrícolas.

Todo caso suspeito deve ser submetido às investigações clínica e epidemiológica e aos métodos auxiliares de diagnóstico. Procurar o Centro de Referência de Doenças Tropicais – CRDT. Caso seja confirmado, inicia-se o tratamento segundo normas técnicas e acompanha-se o paciente até o término do tratamento.


Deixe seu comentário


Publicidade