Cidades

Renan Calheiros anuncia criação de comissão especial para anal

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em plenário a criação de uma comissão especial com 27 senadores para analisar as propostas da reforma política. A votação dos projetos na Câmara deve ser concluída até o final de junho, segundo Renan, e está prevista para ser realizada no Senado entre os dias 1º e 17 de julho.



 

Desde o início das votações da reforma política, os deputados já aprovaram seis mudanças no sistema político e eleitoral, incluindo o fim da reeleição, mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos e financiamento privado de campanha. Por se tratar de proposta de emenda à Constituição (PECs), os texto terão de ser submetidos a uma segunda votação no plenário principal da Câmara e a outros dois turnos no Senado.

Nesta terça, a Câmara dos Deputados retomou a análise dos projetos da reforma política com a discussão sobre a criação de uma cota para mulheres nos cargos de deputada e senadora.

“Nós estamos conversando sobre a possibilidade de designarmos, hoje ainda, uma comissão de sistematização, para que ela possa, no prazo de 15 dias, exatamente de 17 a a 30 de junho, sistematizar e propor um calendário para a apreciação de todas as matérias da reforma política, das matérias que vêm da Câmara e das matérias que já estão tramitando aqui, no Senado”, disse Renan.

“Se nós fizermos isso e avançarmos nesse calendário, nós poderemos, com base nesse relatório dessa comissão de sistematização, votar a reforma política do dia 1º ao dia 17 de julho, que é o último dia de funcionamento desta Casa no primeiro período legislativo”, concluiu o peemedebista.

Após o anúncio, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), pediu a Renan que a composição da comissão especial respeite a proporcionalidade dos partidos na Casa e que os membros do colegiado sejam indicados pelos líderes de cada legenda.


Deixe seu comentário


Publicidade