Embrapa instala Centro Vocacional Tecnológico no Bailique
Objetivo é fortalecer as cadeias produtivas do açaí, pescado, plantas medicinais e óleos vegetais
A Empresa Brasileira de Pesquina Agropecuária (Embrapa) anuncia a instalação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no Bailique. O projeto tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas do açaí, pescado, plantas medicinais e óleos vegetais, e foi uma das propostas aprovadas durante o IV Encontrão do Protocolo Comunitário do Bailique, realizado nos dias 12 e 13 deste mês, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida.
O Protocolo Comunitário é coordenado pela Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e tem como objetivo apoiar a população do arquipélago nas ações de acesso às políticas públicas de desenvolvimento sustentável. O arquipélago do Bailique está localizado na foz do rio Amazonas, município de Macapá (AP), formado por oito ilhas onde residem cerca de dez mil pessoas distribuídas em 51 comunidades.
Na plenária final do evento, a Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique (ACTB) aprovou, por meio do consentimento prévio e informado (previsto na Convenção da Diversidade Biológica e Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho), proposta para que a Embrapa e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) elaborem o projeto do CVT do Bailique junto à Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A pesquisadora da Embrapa, Ana Euler, explicou que a Secretaria de Inclusão Social deste Ministério atua com a prospecção de demandas em áreas estratégicas na região amazônica, buscando a inclusão por meio do acesso às tecnologias e oferta de capacitação.
Deixe seu comentário
Publicidade