Cidades

Projeto da Base Cartográfica do Amapá entra na quarta fase

Plataforma digital



 

O projeto “Base Cartográfica Digital e Contínua do Amapá está em fase de acerto para que a quarta etapa de execução seja liberada. A base será uma das ferramentas mais modernas do Brasil para planejamento territorial, subsidiando serviços como infraestrutura, educação, segurança pública e meio ambiente.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles Júnior, o Exército Brasileiro deverá entregar, até o final deste ano, imagens cartográficas de alta precisão com escala 1:50.000 nas áreas florestais e 1:25.000 nas áreas urbanas. “Com a entrega desse produto, o Estado terá uma ferramenta de gerenciamento do território e de planejamento para os próximos 30 anos”, ressaltou.

O Secretário explicou que o projeto é executado através de convênios com a Divisão de Serviços Geográficos (DSG) e Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército (Cigex). “Esse projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Optamos por executar o mapeamento, juntamente com o Exército, em função da sua experiência bem sucedida neste tipo de trabalho na Amazônia”.

Segundo a gestora técnica do projeto, Cláudia Funi, o mapeamento vai concentrar várias informações geomorfológicas: hidrografia, relevo, vegetação, sistema de transportes, energia, comunicações, abastecimento de água e saneamento básico.

Rede Geodésica
Além da Base Cartográfica, um convênio do Governo do Estado do Amapá com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está garantindo a revitalização da Rede Geodésica do território amapaense.
A rede vai possibilitar a obtenção de dados atualizados de latitude, longitude, altitude e gravidade de áreas urbanas e rurais. A implantação e manutenção de uma rede geodésica são de extrema importância para o desenvolvimento de um município, do Estado e do país, por fornecer uma estrutura posicional precisa, capaz de apoiar inúmeras atividades que utilizam tais informações.


Deixe seu comentário


Publicidade