Cidades

Novo adjunto de saúde tem como prioridade reduzir filas de esp

Médico Ednilson Castro foi empossado no cargo pelo governador Waldez Góes



 

Reduzir as filas de espera por cirurgias e abastecer com medicamentos e correlatos a rede hospitalar do Estado são as principais prioridades do novo secretário-adjunto de Atenção à Saúde do Estado, o médico Edinilson Castro.

Especializado em Clínica Geral e Medicina do Trabalho, ele foi empossado no cargo durante solenidade na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O novo gestor estava à frente da direção do Hospital de Emergência (HE) há quatro meses. Com o novo cargo, ele passou a direção da unidade hospitalar para o médico José Ronaldo da Luz.

Castro, que também vai ocupar, temporariamente, a Coordenadoria de Assistência Hospitalar (CAH) da Sesa, disse que uma das maneiras de encolher a extensa fila de cirurgias – cujas maiores demandas são nas ortopédicas – é fazer a retomada destes procedimentos no Hospital Estadual de Santana (HES), localizado no segundo município mais populoso do Estado.

“As cirurgias eletivas, de média e alta complexidade, hoje estão concentradas no HCAL [Hospital de Clínicas Alberto Lima], isso causa um estrangulamento no serviço. Por isto, vamos reativar a realização de cirurgias de emergência na unidade de Santana, ajudando desta forma a desafogar o serviço na capital e acelerar a vez de quem está à espera”, explicou Castro.

Segundo ele, quando o serviço estiver ativado no HES, casos de traumas ocasionados por acidentes de trânsito, por exemplo, não precisarão mais ser encaminhados de Santana para Macapá.

Outra prioridade de Castro é reativar o Sistema de Regulação de Leitos – desativado pela gestão passada. Segundo o secretário-adjunto, por ser um serviço informatizado, o sistema vai agilizar o fluxo de leitos na rede pública e hospitais conveniados.

“Quando uma unidade precisar de um leito, bastará entrar em contato com a central e solicitar a vaga. Essa Central então, com seu Sistema de Regulação, apontará onde está o leito necessário, tornando o atendimento muito mais rápido”, acredita Edinilson Castro. O secretário-adjunto também disse que estuda uma forma mais eficiente de manter abastecidas as farmácias da rede estadual.

O titular da pasta, secretário Pedro Leite, destacou a importância dos novos gestores em somar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido em prol da melhoria da saúde do Estado. “O doutor Edinilson foi convidado para este novo desafio devido ao trabalho que realiza nos últimos meses, no qual demonstrou disposição, vontade de fazer a mudança. Ele já conhece as dificuldades da Sesa, e, por isto, pode, no âmbito da administração, ajudar a melhorar o atendimento à população. A escolha tem o aval do governador Waldez Góes”, enfatizou Leite.


Deixe seu comentário


Publicidade