Cidades

Candidatos à eleição do Conselho Tutelar participam de capacit

Será a primeira eleição unificada de conselheiros tutelares no país. 94 candidatos concorrem a dez vagas



 

Encerra nesta sexta-feira, 19, a capacitação para 94 candidatos que concorrem a dez vagas de conselheiros tutelares nas zonas norte e sul de Macapá. Esta será a primeira eleição unificada do Brasil, que acontecerá em outubro deste ano. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Macapá organizam o processo seletivo.

O treinamento visa fornecer técnicas operacionais necessárias para o pleno exercício da função de conselheiro tutelar com o objetivo de assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A capacitação, que começou na última, quarta-feira, está sendo ministrada no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil secção Amapá (OAB/AP), com total de 15 horas de curso.

A secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Sandra Smith, desejou sorte e bom aproveitamento do curso aos candidatos. “Vocês têm que defender intransigentemente os direitos das crianças e dos adolescentes. Precisam tratar os filhos dos outros como os seus próprios filhos. Aproveitem todo esse conhecimento”.

“Esses candidatos só estarão aptos a participar da eleição se comparecerem regularmente da capacitação. No edital do processo de eleição unificada está contido que os participantes terão que ter 75% de frequência durante o curso, caso não cumpram, serão eliminados do processo”, explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nildo Souza.

Para a candidata a uma vaga de conselheira na zona norte, Nívea Mendes, o curso é necessário para que os candidatos possam se preparar e estar aptos a trabalhar como conselheiro tutelar, garantindo o que rege o ECA. O primeiro dia do curso foi marcado pela palestra “Conhecendo o ECA”, ministrada pela palestrante do Fórum do Direito da Criança e do Adolescente, Inaílza Barata.


Deixe seu comentário


Publicidade