Cidades

Sema busca alternativas para aprimorar a gestão da floresta

Desenvolvimento sustentável



 

Durante a 5ª Reunião do Conselho Consultivo Gestor da Floresta Estadual do Amapá, realizada segunda e terça-feira, 23, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), foram discutidas alternativas para o aprimoramento da gestão da floresta do Amapá.

No primeiro dia foram tratados assuntos relacionados a concessão florestal, regularização fundiária, trabalho do Grupo Executivo do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), e do plano de gestão territorial do Waijãpi.

Nesta terça-feira foram discutidos assuntos voltados ao processo de municipalização, licenciamento e conselhos de Meio Ambiente, e proposta de criação de Câmara Técnica para Fortalecimento do Conselho Consultivo da Floresta do Amapá (Flota).

Além das instituições de Meio Ambiente, participam do evento, representantes de prefeituras além de líderes de mais de 30 comunidades que são localizadas no entorno da área da floresta.

Floresta
O coordenador de Gestão de Unidade e Conservação da Sema, Rui Albuquerque, explicou que a Floresta Estadual do Amapá foi decretada como Unidade de Conservação em 2006, com a finalidade de fomentar os recursos florestais existente no estado, visando principalmente a exploração dos produtos madeireiros e não madeireiros de forma racional. A área da Flota, que abrange dez municípios do Amapá, possui o total de 2.369.400 hectares.


Deixe seu comentário


Publicidade