Parceria entre GEA e Ministério vai fortalecer candidatura da
Será enviado a Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco).
Na manhã dessa sexta-feira, 26, a Fortaleza de São José de Macapá recebeu a visita do ministro da cultura, Juca Ferreira, e de sua comitiva. Na ocasião, Juca e o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva, consentiram sobre a importância da parceria entre a instituição e o governo do Amapá para fortalecer o processo de candidatura do ponto turístico a patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco).
“O estado e os grupos culturais têm uma proposta para este patrimônio, que tem uma estrutura peculiar. As parcerias que realizamos durante a Caravana da Cultura aqui irão potencializar a candidatura da Fortaleza como patrimônio da humanidade, assim como o Marabaixo”, frisou Disney Silva.
O secretári da cultura informou que é necessária a ajuda do governo federal para que sejam investidos mais recursos nos serviços de manutenção e reforma do monumento.
“Durante quatro anos a Fortaleza de São José ficou abandonada. Hoje ela está restaurada e com condições de receber o visitante. A gente estreitou as relações com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e acreditamos que vamos receber mais investimentos e incentivos para transformar o monumento em patrimônio cultural da humanidade”, declarou.
A superintendente do Iphan, Jurema Machado, destacou que o órgão deu o passo inicial para a candidatura da Fortaleza a patrimônio da Unesco, incluindo o monumento em uma lista indicativa da entidade do sistema brasileiro de fortificações.
“Vamos organizar um comitê de candidaturas. Devemos envolver representantes das demais fortalezas porque uma fortificação individualmente tem poucas chances para candidatura, mas se o sistema informar que há logística na implantação destas fortalezas tem mais peso frente à lista do patrimônio mundial”, explicou.
De acordo com a superintendente, é necessário que os gestores realizem estratégias de gestão desses pontos para que as possibilidades de candidatura sejam maiores.
“É o momento de unir forças, refletir sobre os problemas que temos para que possamos apresentar esse bem a lista do patrimônio mundial da melhor maneira possível”, reforçou.
Um dossiê com um relatório de candidatura da Fortaleza de São José de Macapá deve ser encaminhado a Unesco em 2016.
Deixe seu comentário
Publicidade