Grupos juninos da capital se preparam para a seletiva do Polo Macapá a partir de quinta-feira
A quadra junina no Amapá é dividida em grupos Estilizados e Tradicionais, o que dá opção para o público de escolher o que mais agrada.
De quinta-feira, 14, à domingo, 17, grupos juninos participam da seletiva do Polo Macapá, em que serão definidos pelos jurados os grupos que irão participar do Festival Estadual. As seletivas nos polos municipais e demais eventos juninos fazem parte da programação do Arraiá no Meio do Mundo, que chega à fase de eliminação através das seletivas. Realizado pela Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), o Arraiá está em sua 10ª edição e é o palco dos grupos de todo o país que irão participar do Festival Nacional, que será em Santana.
Polos Municipais
A seletiva do Polo Macapá será na sede do Trem Desportivo Clube, a partir das 19h. No total, 23 grupos disputam as vagas para a etapa estadual, disputada entre as quadrilhas juninas mais bem avaliadas nos polos municipais. Macapá é o segundo Polo a ser disputado, a seletiva iniciou pelo Norte, com grupos dos municípios do eixo Norte da BR 156. No dia 20 a seletiva será entre as quadrilhas do Polo Leste, dos municípios de Santana e Mazagão. Em consequência das enchentes no Vale do Jari, o Polo foi cancelado e a Fefap decidiu por um Ensaio Show em Laranjal no dia 18.
Quesitos
A seleção dos grupos que passam para a etapa estadual é com base nos quesitos tema, dança, passo de quadrilha, miss caipira, criatividade, harmonia de passos e evolução, conjunto, entrada e saída, e indumentária. Cada item é julgado por dois jurados, que são escolhidos através de avaliação curricular de acordo com o quesito, e na experiência em banca de jurados na quadra junina. Os grupos tem 30 minutos para se apresentar, e a concentração e dispersão conta ponto.
Estilizadas e Tradicionais
A quadra junina no Amapá é dividida em grupos Estilizados e Tradicionais, o que dá opção para o público de escolher o que mais agrada. Maioria entre os grupos da Fefap, as estilizadas se diferenciam na indumentária, mais ricas visualmente, introdução de passos e repertório variados, mas têm por obrigação manter os passos tradicionais. As Tradicionais prezam pelas coreografias e músicas das quadrilhas pioneiras no Brasil, e se apresentam separadamente das Estilizadas, no Festival Estadual.
Para assistir
Serão três dias de competição eliminatória na sede do Trem, e no domingo tem a escolha da campeã do Polo Macapá entre as classificadas. O público poderá assistir as apresentações de três lugares, da arquibancada, área vip ou mesas, e ainda tem acesso à praça de alimentação. Após as seletivas nos Polos a programação continua com o Festival Estadual, que será em Santana, de 23 à 30 de junho, e em seguida o Nacional, em julho, com os 12 grupos melhores colocados no Arraiá no Meio do Mundo, e as 12 melhores quadrilhas juninas do Brasil.
Deixe seu comentário
Publicidade