Política

Pedro da Lua quer ampliação de prazo para opção de portabilida

Medida



 

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, deputado Pedro da Lua, anunciou nesta sexta-feira, 03, que vai notificar a Federação das Unimeds da Amazônia (Fama), a estender o prazo para que usuários possam optar se continuam com seus planos, oriundos da Unimed Macapá, ou solicitam declarações de portabilidade e migrem para outros planos.

Desde maio que a Unimed Macapá passou a ser gerida pela Federação das Unimeds da Amazônia (Fama), com sede em Manaus: “Todas as providências burocráticas estão sendo adotadas nesse sentido”, afirmou a presidente da diretoria executiva, Joana Maria Aquino Leão.

Segundo ela, não vai haver nenhum tipo de prejuízo para os segurados: “Pelo contrário, trata-se de uma medida para fortalecer ainda mais a cooperativa, porque a partir daí a prestação de serviços aos segurados será ampliada, ficando a Federação encarregada da gestão dos planos”.

Ao contrário do que foi anunciado, no entanto, os usuários do plano Unimed passaram a enfrentar inúmeros transtornos. O Guia Médico da cooperativa, que chegou a ter 40 páginas, hoje se limita a oito laudas. “Todos os médicos e laboratórios estão deixando de atender pela Unimed”, denuncia a usuária Leila Queiroz.

A Federação das Unimeds dos Estados da Amazônia surgiu com a fusão, em 2003, da Federação das Unimeds da Amazônia Ocidental (Famoc) e da Federação das Unimeds da Amazônia Oriental (Famor), tendo como objetivo construir uma instituição para representar as Unimeds da Região Norte, no cenário nacional.

A Fama comprou a Unimed no início do ano, mas somente esta semana mandou cartas aos usuários, dando prazo até terça-feira, 07, para que optem pela portabilidade. O problema é que o atendimento é moroso e chega a demorar até cinco horas, segundo denunciam usuários.

O deputado Pedro da Lua vai determinar que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido e que o prazo de opção de permanência ou portabilidade seja estendido. Ele ficou de fazer uma visita a Unimed nos próximos dias para conferir in loco as reclamações.


Deixe seu comentário


Publicidade