Cidades

Assentados da reforma agrária em Laranjal do Jari iniciam curs

Capacitação



 

Quarenta jovens e adultos beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, no Assentamento Nazaré Mineiro, em Laranjal do Jari, deram início ao curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente ofertado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A aula inaugural ocorreu nesta quarta-feira, 01, na Escola Municipal Nazaré de Souza Mineiro, com a presença da diretora geral do câmpus Macapá, Marialva Almeida, representando o reitor Emanuel Alves de Moura, do diretor geral do câmpus Laranjal do Jari, Vinícius Campos, dos representantes da Superintendência do Incra Amapá, do vice-prefeito de Laranjal do Jari, Airton Nobre, e do prresidente da Câmara dos Vereadores, Aldo Oliveira, além de todos os alunos aprovados no processo seletivo.

A escolha do curso considerou a ocorrência no município de áreas protegidas, a exemplo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Iratapuru, Reserva Extrativista do Rio Cajari, Estação Ecológica do Jari, Terra Indígena Waiãpi e do Tumucumaque e ainda parte do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O curso técnico na área ambiental voltado para o público de assentamentos de reforma agrária e agricultura familiar proporciona inúmeros benefícios à sociedade, a exemplo do aumento do nível de escolaridade, estímulo para os jovens e adultos ingressarem em cursos superiores, além de proporcionar qualificação profissional com potencial de trabalho na região.

As aulas estão sendo ministradas no câmpus Laranjal do Jari e na Escola Municipal do Assentamento Nazaré Mineiro. Para implementação do curso, o Ifap e o Incra assinaram um Termo de Execução Descentralizada, por meio do Pronera, a fim de fortalecer a educação nas áreas de Reforma Agrária. O plano de aplicação corresponde ao período até junho de 2017, no montante de R$ 399 mil.


Deixe seu comentário


Publicidade