Cidades

GEA reativa 43 leitos e retira pacientes do corredor do PAI

Plano de Ação da Saúde



 

O Governo do Estado do Amapá (GEA) reativou 43 leitos no Hospital da Criança e do Adolescente e Pronto Atendimento Infantil (HCA/PAI) e retirou dos corredores todas os pacientes com necessidade de internação hospitalar.

Com a medida, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou de 58 para 101 leitos. O reforço estava previsto no Plano de Ações e Metas, que dentre as normas prevê a readequação do espaço físico para garantir assistência digna e humanizada às crianças.

Com o filho de 1 ano e 9 meses internado com pneumonia, a vendedora Elizete Silva aprovou as mudanças. “Por três dias, meu filho ficou internado no corredor, dividindo um único leito com outra criança. Hoje estamos neste local agradável e climatizado. Agora estamos recebendo atendimento adequado”, disse aliviada.

Plano de Ação
O tempo de condução do Plano de Ações e Metas é de 180 dias – prazo previsto para que a obra do HCA/PAI seja concluída. Quando for reinaugurado, o hospital vai disponibilizar 240 leitos pediátricos – sendo que o Ministério da Saúde preconiza um total de 263 leitos conforme índice populacional do Estado.

“Formulamos este plano de ação para ser executado em 15, 60 e 180 dias. Nossa primeira meta já foi alcançada: retiramos dos corredores todas as crianças internadas. Nos próximos dois meses, a meta é readequar o espaço físico e fazer adesão de novos equipamentos”, informou o secretário adjunto de Assistência a Saúde, Edinilson Castro.


Deixe seu comentário


Publicidade