Cidades

Ministério Público forma mais uma turma de mediadores de confl

Cerca de cem pessoas participaram do curso que busca amenizar os problemas sociais nas comunidades



 

Mais de cem professores, diretores, estudantes presidentes de associações e lideranças comunitária concluíram o curso de mediação de conflitos, realizado entre 29 de junho e 3 de julho no complexo Cidadão Zona Norte. O curso foi ministrado por meio do programa MP Comunitário, idealizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP).

Aplicado na modalidade básica, parte teórica, restando aplicar a parte prática, que consistirá na atuação do aluno em 10 mediações supervisionadas, o curso está com nova estruturação, e consoante com as regras da Lei da Mediação (13.140), promulgada pela presidente Dilma, em 26 de junho de 2015. Esta nova lei veio regulamentar a atuação dos mediadores no âmbito do judiciário, da administração pública e na relação entre particulares (extrajudicial).

Na abertura, o promotor coordenador do MP Comunitário, André Araújo, explanou sobre a importância da Mediação como alternativa para a resolução de conflitos: “A mediação é uma das principais atividades desenvolvidas pelo MP Comunitário, e com excelentes resultados. Ela proporciona soluções mais duradouras e menos desgastantes aos conflitantes, prevenindo violências e restaurando relações”.
Para Neii Nunes, que já atuou como mediadora voluntária no Núcleo de Mediação do bairro Brasil Novo, no período de 2009 a 2011, a atividade trouxe muitas informações novas, e agora se sente mais preparada para retornar ao atendimento de conflitos no núcleo.

No segundo semestre, serão aplicados os cursos de Mediação Avançada, Mediação Coletiva e Comunitária e o de Multiplicadores de Mediadores, certificados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP e ministrados pelos facilitadores José Villas Boas, Ana Góes, Carlos Picanço, Diana Leal e Kairon Almeida.


Deixe seu comentário


Publicidade