Política

Governo divulga no fim deste mês lista das faculdades particul

No total, 22 municípios estão inscritos, mas não há informação se houve adesão de alguma instituição do estado



 

O governo federal selecionou, este ano, mais 22 municípios para a criação de cursos de Medicina em instituições particulares. Essas cidades estão em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões com menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. Os Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), entretanto, não informaram se o Amapá possui alguma faculdade particular inscrita no programa.

Com o objetivo de focar em municípios com maior escassez de médicos, o governo Federal definiu algumas regras inovadoras em compararão com a seleção de 2013/2014. Nesta chamada, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também foi necessário que o município estivesse a, no mínimo, 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.

Além desses requisitos, foram utilizados também outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de estado; não ter curso de medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em medicina.

Após a adesão dos municípios interessados, foram realizadas visitas técnicas in loco. A finalidade foi verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de medicina. A relação de cidades selecionadas será divulgada no final deste mês.


Deixe seu comentário


Publicidade