Cidades

CPI do Carf convoca conselheiros e executivos de empresas inve

Comissão apura suspeita de manipulação de julgamentos do conselho



 

A CPI do Senado que apura suspeitas de manipulação de julgamentos realizados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou a convocação de conselheiros do órgão e de empresários investigados pela Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF).

A Operação Zelotes apura suspeita de pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal. De acordo com a PF, são alvos da investigação, ao menos, 70 empresas, 15 escritórios de advocacia ou consultoria e 24 pessoas, entre as quais conselheiros e ex-conselheiros do Carf.

Durante a reunião, a comissão aprovou a convocação dos conselheiros do Carf Antônio Lisboa Cardoso e Valmar Fonsêca. Também terá que prestar depoimento o ex-auditor fiscal da Receita Federal Jefferson Ribeiro Salazar.
Além de chamar pessoas ligadas ao Conselho, a CPI também decidiu convocar empresários cujas empresas são suspeitas de envolvimento com o esquema de corrupção. Entre eles, os presidentes das empresas Boston Negócios, Indústria e Comércio de Café Irmãos Júlio Ltda, Mundial S.A. e HSBC Bank Brasil S. A.

A CPI aprovou ainda a convocação do dirigente do Grupo Comercial de Cimento Penha Ltda e representantes da Alfa Atenas Assessorias Empresarial Ltda e da Planeja Assessoria Empresarial Ltda, sem especificar os nomes dos executivos.

Além das convocações, foi aprovada nesta terça requerimento que pede acesso às cópias de todos os documentos em poder da Polícia Federal que estejam relacionados aos fatos investigados pela Operação Zelotes. O pedido foi encaminhado a 10ª Vara da Seção Judiciária do DF.


Deixe seu comentário


Publicidade