Um dos clubes mais antigos e tradicionais que leva o nome da capital amapaense, o Esporte Clube Macapá completou no sábado (18), 71 anos de história. Sem uma comemoração digna da trajetória cheia de títulos, o clube luta para se reestruturar na atual elite do futebol amapaense, depois de uma passado de glórias na época em que o esporte no estado ainda era considerado amador.
Fundado em 18 de julho 1944, o Leão da FAB – apelido dado em referência à avenida do antigo endereço – nem sempre teve o nome de Esporte Clube Macapá. Nos dois primeiros anos de vida, a equipe se chamava Panair Esporte Clube, no qual conquistou um campeonato estadual. Apenas em 1946 foi batizado com o atual nome.
Na história do futebol amapaense, o E.C.Macapá conquistou 17 títulos estaduais, mas o principal foi em 1975, quando foi o primeiro time a levar o antigo Copão da Amazônia à época, realizado em Porto Velho (RO). O torneio era disputado pelos clubes dos estados onde o futebol era amador. O título é lembrado até hoje por quem participou da final emocionante como o atacante Ubiratan Silva do Espírito Santo, mais conhecido como Bira (foto), que estava em campo quando o Azulão levantou a taça.
Crise
Atualmente o time luta para se reestruturar dentro de campo com participação no Campeonato Amapaense de 2015, mas fora das quatro linhas o time ainda não vislumbra a saída do buraco que está a sede administrativa e social na esquina da avenida FAB com a rua Eliezer Levy, zona central de Macapá.
A obra, que estava prevista para ser um edifício de dez andares, está parada desde 2009. Segundo o presidente do Macapá, Wilson Sena, ainda não há prazo para resolver os problemas, para o início e conclusão das obras e também não há um valor de quanto custará o projeto.
Deixe seu comentário
Publicidade