Batalhão Ambiental fecha garimpo ilegal em Tartarugalzinho
Área estaria sendo usada para extração ilegal de tantalita
Três pessoas foram presas e outras sete detidas por policiais do Batalhão Ambiental (BA) durante operação conjunta com o Instituto de Mapeamento e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).
A operação objetivou fechar um garimpo ilegal em atividade à margem do rio Falsino, no interior do município de Tartarugalzinho, distante 230 quilômetros da capital, Macapá.
De acordo com a polícia, a área era explorada sem nenhuma licença ambiental e os danos atingiam tanto o solo quanto o próprio rio que teve o curso desviado pelos garimpeiros ilegais.
A polícia apreendeu armas, maquinários e outros apetrechos utilizados na exploração de minério. A suspeita principal é que esteja havendo a extração de tantalita na região. O minério é usado pela industria metalúrgica e de tecnologia. O valor comercial também é atrativo.
O Ministério Público do Estado (MP-AP) iniciou a apuração das denúncias de moradores da região e acionou os órgãos ambientais para fazer uma intervenção na área.
As três pessoas presas – suspeitas de gerenciar o negócio escuso – foram levadas para delegacia de Tartarugalzinho e podem responder civil, criminal e administrativamente. Além de multas pesadas eles podem ter a prisão decretada preventivamente.
Deixe seu comentário
Publicidade