Encenação da batalha entre mouros e cristãos acontece em Mazagão Velho
Costureiras fazem últimos ajustes no figurino
As costureiras trabalham contra o tempo para deixar figurino e acessórios prontos para a encenação da Batalha entre Mouros e Cristãos, auge da Festa de São Tiago, que ocorrerá neste sábado, 25, a partir de 14 horas, na Vila de Mazagão Velho.
Três costureiras estão empenhadas em fazer os últimos ajustes no figurino dos participantes. Este ano, o trabalho reduziu, porque a roupa de São Tiago e do menino Caldeirinha serão doadas. Além disso, devido à boa conservação, algumas roupas foram reaproveitadas e receberam apenas pequenos reparos.
Mais de 50 figurinos estão sendo produzidos, sob o comando de Maria de Fátima Aleluia, que costura para a festividade há mais de 20 anos. “Na última semana é uma correria. Mas no dia 25, tenho orgulho em ver o resultado do meu trabalho”, comemorou.
Rosi Sena Barreto de 58 anos, também colaborava no ajuste do figurino dos personagens. Ela herdou de sua mãe essa tradição. Este ano, porém, Rosi não pode ajudar nos preparativos por problemas de saúde, que desencadearam a perda da visão. “A festa de São Tiago é muito importante para nós mazaganenses. Dói muito não poder colaborar nos preparativos. Mas tenho fé no meu santo que vou superar isso”, afirmou.
Mesmo sem poder enxergar, Rosi diz que, pela manhã, irá à casa dos interpretes acompanhada da filha para ensiná-la como deve arrumar as figuras para o grande dia. A fé e a devoção da mazaganense a impulsionam a participar da tradição, não obstante a doença.
Deixe seu comentário
Publicidade