Cidades

Ministro diz esperar que rebaixamento de nota do Brasil

Standard & Poor’s mudou perspectiva de nota do país para negativa.


O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que “trabalha” para melhorar a situação econômica do país e que “espera” que o rebaixamento da nota de investimento do Brasil, anunciada pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, “não se concretize”.

A agência manteve a nota de crédito do Brasil em “grau de investimento”, mas alterou a perspectiva para negativa. Com essa revisão, o país ficou mais perto de perder o cobiçado selo de “bom pagador”. “Estamos trabalhando sempre para melhorar a situação econômica do Brasil. A gente espera que essa tendência anunciada não se concretize. Estamos trabalhando para recuperar o crescimento da economia, controlar a inflação, a situação fiscal”, afirmou Nelson Barbosa, após se reunir com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“Essas questões levam algum tempo, envolvem medidas administrativas e também medidas legislativas, que tem que passar pelo Congresso”, completou.

Após o anúncio da Standard & Poor’s, o Ministério da Fazenda divulgou uma nota reafirmando o compromisso do governo com o ajuste fiscal para reequilibrar a economia brasileira. “O esforço fiscal é essencial para equilibrar a economia brasileira em um ambiente global de incerteza e, junto com iniciativas microeconômicas, aumentar a produtividade do país, criando as condições para a retomada do crescimento na esteira do fim do boom das commodities”, diz a nota.

No mercado financeiro, a nota de um país funciona como um “certificado de segurança” que as agências de classificação dão a países que elas consideram bons pagadores. A nota “BBB-” é o último degrau do chamado grau de investimento concedido a países com baixo risco de calotes a investidores financeiros internacionais.


Deixe seu comentário


Publicidade