O autônomo Roberto Pantoja, de 53 anos, perdeu o carro da família num acidente de trânsito. O fato aconteceu após ele consumir bebida alcoólica. Nesta quinta-feira, 30, Roberto foi um dos condutores que participaram de uma blitz educativa que ocorreu durante toda a manhã, na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá. A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran/AP), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodovia Federal e outros órgãos de segurança.
Há três anos, o autônomo sofreu o acidente que, por pouco, não lhe tirou a vida. O acontecido fez com que Roberto parasse de consumir bebidas alcoólicas. “Eu fico muito feliz quando vejo esse tipo de ação em Macapá. Bebida e volante é uma combinação cruel; por um milagre, eu não perdi a minha vida. O Detran está de parabéns”, agradeceu, fazendo alusão à blitz educativa.
O diretor-presidente do Detran, Inácio Silva, destacou a parceria do departamento com os outros órgãos de segurança no trânsito. Segundo Inácio, as atividades passarão a ser desenvolvidas com mais frequência. “Vamos reduzir ainda mais os números de acidentes, e para isso, precisamos ter uma afinidade a mais com população; não vamos parar por aqui”, afirmou.
O gerente do Núcleo de Educação do Detran/AP, Fabio Sousa, disse que ação fez parte de uma campanha mundial de combate à violência no trânsito. De acordo com o gerente, a blitz educativa vai ser desenvolvida simultaneamente nas escolas e ruas da cidade a partir do segundo semestre.
“Os diretores das escolas poderão solicitar palestras e atividades da nossa companha. Assim, podemos ter a certeza de que esses futuros condutores poderão disseminar a conscientização e responsabilidade de não dirigir sob o efeito do álcool”, concluiu.
Autuações por embriaguez
A Operação Lei Seca é uma das armas que o Detran utiliza para reprimir e conscientizar a sociedade. Segundo dados do departamento, no primeiro semestre deste ano após as operações serem intensificadas, houve uma redução de 31,1% de autuações por embriaguez ao volante. No mesmo período de 2014, foram autuados 618 condutores, enquanto que este ano foram registradas 426 autuações.
Deixe seu comentário
Publicidade